O uso do computador na educação tem como papel ultrapassar as fronteiras do ensino convencional (passar conteúdo na lousa, formular exercícios e provas, a fim de avaliar os alunos), dando às escolas oportunidade de renovar a forma de se ensinar. A informática na educação possibilita ao educando a construção do seu conhecimento, transformando a sala de aula num espaço real de interação, de troca de resultados, e adaptando os dados à realidade do educando.
Segundo Valente, para a implantação do computador na educação são necessários basicamente quatro ingredientes: o computador, o software educativo (como programas de exercício-e-prática, jogos educacionais e simulação), o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno. Para o autor, a participação do computador dentro das salas de aulas, pode ser vista como um mundo muito novo, onde conceitos podem ser ensinados aos alunos de formas nunca antes imaginados através de sistemas audiovisuais, utilizando-se de sons e imagens, transformando assim a sala de aula em um laboratório virtual.
Infelizmente, temos vários profissionais, entre eles professores, que têm resistência em relação à utilização da máquina (computador), e esta resistência deve ser vencida, pois não temos mais como viver no mundo sem o auxílio das novas tecnologias. O computador irá auxiliar o professor na construção do processo ensino-aprendizagem. No entanto, ainda temos o fator do desconhecimento em relação ao uso destas novas tecnologias.
Uma pesquisa realizada pelo Fundação Victor Civita revelou que 72% dos docentes não se sentem preparados para utilizar o computador em sala de aula. Devemos lembrar que o treinamento destes docentes não deve ser focado em como mexer na máquina, mas sim em como utilizar ferramentas adequadas para o desenvolvimento de suas disciplinas.
Além do computador, temos a Internet, que também revoluciona o processo ensino-aprendizagem, pois o aluno tem acesso às informações e tem autonomia na maneira de buscar este conhecimento, aprimorando o seu lado pessoal, cultural e de conhecimentos gerais. Outra vantagem é que este aluno pode realizar as suas pesquisas em qualquer lugar, na escola, em casa ou em uma lan house.
Outra pesquisa feita pela Fundação Victor Civita mostrou que as escolas púplicas possuem computadores, mas infelizmente o seu uso ainda está restrito às atividades burocráticas. A pesquisa também mostra que nas escolas onde a internet é discada o acesso aos computadores ficam restritos as atividades administrativas ou a tarefas básicas, como ler notícias.
Em dezembro de 2009, a revista Nova Escola publicou uma reportagem sobre Piraí, uma cidade no interior do estado do Rio de Janeiro que desde 2004 é 100% conectada a rede de internet através do sistema wireless. Em 2007 esta cidade foi escolhida pelo MEC para testar o programa Um Computador por Aluno. Foram distribuídos laptops para todos os professores e alunos do CIEP Rosa da Conceição Guedes. Em 2009 a escola atingiu a meta do Ideb prevista para 2015, com grande diminuição da taxa de evasão escolar.
Através destas análises pude ver o quanto o computador pode nos auxiliar na prática diária de ensinar. Infelizmente não possuímos instrução sobre a melhor forma de se utilizar todos os recursos tecnológicos que esta máquina pode nos fornecer. O projeto realizado na cidade de Piraí, por exemplo, contou com a formação do docente em serviço para que este pudesse se tornar um facilitador para o aluno, favorecendo a autonomia do mesmo.
Além disto, não disposmo dos softwares educacionais para utilizar nas nossas práticas diárias. Eu desconhecia o uso de jogos educacionais e de programas de simulação para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Acredito que a tecnologia está a favor da educação, mas vejo ainda a falta de interesse de governantes e de investimento na aquisição destas novas tecnologias. Acho que o modelo da cidade de Piraí deve se espalhar pelo Brasil. Acredito que com o fornecimento de computadores a todos da comunidade escolar, com a aquisição de softwares educacionais, com acesso a internet para todos e com a capacitação dos docentes poderemos transformar a prática educacional do nosso país.
Referências Bibliográficas
- http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/tem-mas-ainda-e-pouco-519549.shtml?page=1
- http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/o-grande-desafio-de-quem-ensina-519559.shtml .html
- http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/silviab/public_html/espieufrgs/espie00001/usocomputador.html